Desenvolvimento Infantil

Alfabetização: como estimular em casa

14/10/2021

Por Josana Caversan

 

O período de Alfabetização é muito importante para o desenvolvimento pleno das crianças e existem várias formas de ajudá-las neste processo, inclusive em casa. 

 

Para tanto, primeiramente é necessário expor o que se entende por alfabetização. A Política Nacional de Alfabetização, com base na ciência cognitiva da leitura, define alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético e sistema alfabético é aquele que representa com os caracteres do alfabeto (letras) os sons da fala.  

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são oito as capacidades e habilidades que a criança deve desenvolver ao longo do processo de alfabetização:  

– Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);  

– Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);  

– Conhecer o alfabeto;  

– Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;  

– Dominar as relações entre grafemas e fonemas;  

– Saber decodificar palavras e textos escritos;  

– Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;  

– Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura.  

 

Apesar de não existir uma determinação acerca do método de alfabetização que deve ser utilizado pelas escolas, na literatura destaca-se o método fônico, que, para Sebra (2011), apresenta dois objetivos principais: desenvolver as habilidades metafonológicas e ensinar as correspondências grafofonêmicas, ou seja, distinguir a relação entre sons e letras, e incentivar desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, manipular e refletir sobre os sons da fala. 

 

Segundo Delfior (1998), em sentido amplo, a consciência fonológica é a “habilidade para identificar, segmentar e manipular, de forma intencional, as unidades constituintes da linguagem oral”. 

 

Sobre a importância da alfabetização, a BNCC diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social”. 

 

Sendo assim, além da escola, é fundamental o envolvimento dos responsáveis pela criança neste processo. Seguem algumas formas de ajudar na alfabetização da criança em casa: 

– Usar cartões com as letras do alfabeto, mostrar um cartão por vez, pedir que a criança fale qual é a letra e emita o som da letra. Iniciar pelas vogais e depois as consoantes. Deixar claro para a criança que muitas vezes o nome da letra não é a mesma coisa que o som da letra; 

– Depois que a criança compreender bem cada letra, mostrar pares de letras que representam um só som; 

– Para ajudar na associação da letra com determinado som é interessante pedir que ela organize cartões que tenham figurinhas de acordo com o som inicial de cada palavra; 

– Depois do reconhecimento dos sons iniciais, passe para os sons finais das palavras. Pergunte qual o último som que a criança escuta em determinadas palavras; 

– Pedir que a criança organize os cartões de acordo com combinações entre vogais que formem um só som; 

– Dizer palavras simples para a criança, com duas a quatro letras e pedir que a criança repita cada som. Exemplo: Gato – Som: /g, /a, /t, /o/. Pedir que a criança coloque os cartões com as letras na ordem da palavra; 

– Trocar letras das palavras mostrando que uma letra muda a palavra. Aumentar a complexidade da troca de letras conforme a criança for se desenvolvendo; 

– Ler para a criança livros que apoiem o método fônico, a partir do que foi ensinado para a criança. Ler com clareza, diferenciando os sons e apontando para a palavra que está sendo lida; 

 

Vale ressaltar que, é necessário começar a alfabetização por atividades mais simples e conforme o desempenho da criança substitui-las por outras de grau mais elevado de dificuldade. 

 

Quando o assunto é estimular a alfabetização em casa é importante que os pais não pressionem os filhos, mas sempre incentivem de maneira lúdica e divertida. 

 

E você? Como tem estimulado o processo de alfabetização do seu filho? 

 

Siga o Sundays no Instagram