Comportamento

“Aproveita para dormir agora, porque depois…”

05/10/2021

Leia dicas que podem te ajudar com o sono do bebê 

 

Por Josana Caversan

 

Quando você estava grávida deve ter escutado muito a frase “aproveita para dormir agora, porque depois…” Você só não imaginou que a privação de sono seria tão real e que ela impactaria tanto na sua vida, não é mesmo? Uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, chegou à conclusão de que os pais só voltam a dormir como antes após o filho completar seis anos. Mas, calma! Listaremos algumas dicas que podem te ajudar neste processo.  

 

Antes do bebê completar quatro meses  

Bebês recém-nascidos não costumam ter um padrão de sono e fazem pouca distinção entre a noite e o dia. Até mais ou menos os quatro meses o bebê não tem ciclos de sono. Ele basicamente cansa e dorme. 

 

Quando o bebê é muito pequeno, replicar a sensação que ele teve quando estava dentro da barriga da mãe parece uma boa ideia para que ele durma melhor. Veja como você pode fazer isso nos tópicos a seguir: 

 

– Colocar o bebê em contato com o seu corpo;  

– Embalar o bebê no antebraço;  

– Embrulhar o bebê, diminuindo o despertar devido os reflexos de moro – movimentos involuntários do corpo do bebê, que estão presentes nos primeiros meses de vida;  

– Diminuir o espaço do berço, para que o bebê fique mais encolhidinho;  

– Reproduzir ruído branco – sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Exemplo: barulho do ar condicionado. 

 

Após os quatro meses do bebê 

Após o quarto mês iniciam-se os ciclos de sono leve e profundo e, portanto, é possível começar a estabelecer melhor uma rotina de sono com o seu filho.  

 

Tente seguir uma rotina durante o dia e coloque o bebê mais ou menos no mesmo horário no berço. Um bom exemplo de rotina seria: dar banho, fazer uma massagem, oferecer o mamá, cantar uma canção de ninar e contar uma história. Essa é apenas uma sugestão! Pode ser que o seu bebê não goste de banho no final do dia, por exemplo. Não precisa também ficar presa ao relógio, rígida por já ter passado um pouco do horário de colocá-lo para dormir. O mais importante na rotina é a consistência, ou seja, é a rotina ter uma sequência que o seu filho saiba o que irá acontecer em seguida. 

 

Não espere que o bebê dê grandes sinais de sono, como bocejar e esfregar os olhos. Neste momento o nível de cortisol (hormônio do estresse) no organismo da criança já se encontra alto, dificultando que o bebê pegue no sono. Portanto, ao sinal de menor agitação, energia mais baixa, olhar mais parado e respostas mais lentas, o bebê já deve ser encaminhado para dormir. 

 

 

Independentemente da idade do bebê 

É importante criar um ambiente confortável no quarto, com menos luz, pouco barulho, roupas confortáveis e temperatura agradável. 

 

A variação no tempo que o bebê deve dormir é muito relativa ao comportamento que cada um apresenta. Se o seu bebê dorme menos horas do que o que você consultou em alguma tabela do sono, observe se ele apresenta sinais comportamentais, como agitação ou irritação, que podem indicar que a quantidade de horas de sono é insuficiente.  

 

Vale ressaltar que, é imprescindível considerar uma avaliação médica quando o bebê apresenta desconforto ao dormir como, por exemplo, quando respira diferente. Além disso, problemas gastrointestinais também podem atrapalhar o sono do bebê, como refluxo, cólicas e alergias, sendo necessária consulta com especialista. 

 

Por fim, não existe uma fórmula certa para fazer o seu filho dormir cedo, bem e a noite toda. Cada criança se desenvolve de uma maneira e o que funciona para uma pode não funcionar para a outra. Ao se preocupar com o sono do bebê certamente você estará fazendo um bem para toda a família. Siga o método que se adapta melhor a vocês! Assim como a maioria das questões da maternidade: “Isso vai passar!” Em algum momento o seu filho vai dormir melhor! 

 

 

Siga o Sundays no Instagram