Comportamento

Contribua para a preservação do Meio Ambiente

03/06/2022

Por Nádia Medici

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover a conscientização e atividades de proteção e preservação do nosso planeta.

Estabelecido pela ONU em 1972, o 5 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além da data estipulada, definiram, em 1981, que a primeira semana de junho deve ser destinada à “Semana Nacional do Meio Ambiente”. Todas essas ações e determinações são provenientes da necessidade de incentivar o diálogo e o exercício da preservação do nosso meio ambiente.

Na natureza, encontramos todos os recursos necessários para a vida. Nela estão as condições essenciais para a sobrevivência e evolução dos seres vivos. No entanto, a destruição desse ambiente tem sido recorrente com a contaminação e degradação dos ecossistemas.

Diante disso, é importante incentivarmos pequenas ações que ajudam a mudar esse cenário. Para isso, separamos algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa ou na rua, com seu filho, para tornar a preservação um hábito.

 

Lugar de lixo é no lixo!

É importante ter atenção às pequenas atitudes tomadas perto aos nossos filhos. Se alguma vez você já jogou lixo na rua, por menor que seja, fortaleceu uma ideia equivocada. O discurso de preservação do ambiente deve ser condizente com nossas atitudes. Por isso, reforce sempre que lugar de lixo é no lixo e ensine as crianças a agirem de igual forma.

 

Reaproveite

A cultura do consumo consciente tem ganhado repercussão nos últimos anos e deve ser ensinada para os pequenos. Reaproveitar roupas e brinquedos, além de preservar o meio ambiente, é uma ação que incentiva a solidariedade quando o que não é utilizado mais pela criança é doado para alguém. Na cozinha, os alimentos também podem ser reaproveitados, evitando produção de lixo e desperdício de comida.

 

Banho bom é banho consciente

A hora do banho costuma ser desejada, as crianças amam brincar com água e é por isso que temos que falar sobre a necessidade de economizar. Oriente seu filho: ao escovar os dentes, manter a torneira fechada; no banho, diminuir o tempo que o chuveiro fica ligado.

 

Não precisa ter medo do escuro

O nosso consumo de energia elétrica impacta no meio ambiente. Por isso, luz acesa deve ser apenas nos cômodos que estiverem sendo utilizados. Sempre que possível, aparelhos eletrônicos desconectados da tomada.

 

Coleta seletiva

Separar o lixo é importante para definir o destino correto de cada resíduo e possibilitar a reciclagem. Com alguns baldes, é possível promover essa atividade com as crianças e ensiná-los sobre os caminhos que o lixo percorre, levando-os a compreender o impacto das ações humanas na natureza.

Se você ainda não pode realizar algumas das ações mencionadas, esperamos contribuir para que sua rotina familiar seja cada vez mais consciente, unida, contribuindo positivamente para nosso planeta.

Siga o Sundays no Instagram