Comportamento

Dicas indispensáveis para renovar seus hábitos familiares em 2022

07/01/2022

Por Nádia Medici

 

O momento da “virada de ano” não é apenas o reinício do calendário, mas também uma ótima oportunidade para projetar novas conquistas e rotinas para a sua família.

 

 

Antes do nascimento dos filhos, diversas são as projeções e as idealizações que fazemos sobre aquilo que queremos vivenciar no dia a dia em família. Mas, na prática, muitas coisas saem do planejado e são colocadas em segundo plano.

No início de um novo ano, temos o costume de reorganizar as prioridades da casa, planejar e dar novos passos rumo ao que é desejado. Se você não conseguiu parar e reorganizar suas prioridades, aqui vão algumas dicas para que seu ano seja ainda melhor.

 

 

Valorize o momento do sono

Vai chegando a hora de dormir e o ritmo da casa precisa desacelerar, o ambiente precisa ser convidativo para um descanso tranquilo e seguro, garantindo boas horas de sono.

Ajuste as luzes da casa, priorize o silêncio a partir de uma determinada hora, crie rotinas e se apegue às estratégias que são interessantes para sua família.

O sono tem participação direta no bom desenvolvimento cognitivo da criança, pois, quando descansada, é capaz de administrar melhor suas emoções, melhorar o seu comportamento e interagir de forma ativa com o meio no qual vive.

 

 

Faça mais atividades ao ar livre

Incentivar atividades físicas é de extrema importância para estimular e promover a saúde integral das crianças. Por esse motivo, muitas famílias optam por matricular seus filhos em escolinhas de esportes que passam a fazer parte do dia a dia da criança.

Para validar esse incentivo, reserve um dia da semana a fim de praticar com eles: vá ao parque, praias e espaços abertos para estimular as brincadeiras com bola, bicicleta, dentre outras.

Nesse momento, manifeste o interesse por atividades que envolvam contato com a natureza. Você sabia que tal vivência ajuda a reduzir sintomas de estresse e ansiedade?

 

 

Tenha uma alimentação saudável

Criança gosta mesmo é de guloseimas, sanduíches e pizza, não é verdade?! Tudo isso pode ser inserido no cardápio da família de maneira saudável, mas é uma tarefa que requer planejamento, criatividade e persistência.

Por exemplo: a pizza tradicional pode ser baseada em uma nova receita, tendo a massa feita de couve-flor; o sorvete pode ganhar um sabor ainda mais especial, sendo preparado com a fruta; batatinhas podem ganhar nova crocância, quando assadas e não fritas.

Como sugerido anteriormente, é preciso planejamento para a construção de um cardápio variado, tendo como objetivo principal uma alimentação saudável. Lembre-se: se possível, busque ajuda profissional e comece o quanto antes a introdução de uma boa alimentação com as crianças para que, desde novas, desenvolvam hábitos saudáveis que as auxiliarão em diferentes dimensões da vida.

 

 

Priorize o tempo juntos

É claro que não podemos deixar de mencionar a importância do tempo juntos. Numa vida cada vez mais volátil, seja presente!

A infância é um tempo valioso para construirmos, desenvolvermos e amadurecermos aquilo que nossas crianças serão em sua vida adulta.

O tempo é ligeiro, formado por fragmentos de instantes, marcados por uma conversa, uma risada, um olhar, um abraço, dentre tantas outras formas.

Que sejam instantes, mas vividos e priorizados em todo momento, até que se complete o tempo em família.

Quais são as suas prioridades em 2022?

 

Siga o Sundays no Instagram