Comportamento

Quatro dicas para desenvolver a empatia no seu filho

01/11/2021

A empatia não é apenas se colocar no lugar do outro. Requer realmente assumir uma nova visão, mas com compaixão pelo outro, valorizando a perspectiva do outro. É inegável que ter empatia é fundamental à convivência humana. Embora esta competência esteja presente desde o nascimento, é importante que o adulto ajude a desenvolvê-la na criança. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso pelo seu filho: 

 

Comece você mesmo demonstrando empatia 

Não adianta você querer que o seu filho seja algo que você não demonstra ser. Normalmente esta é uma conta que não fecha. Portanto, a dica número um é ensinar a ele empatia pelo exemplo, atendendo as necessidades físicas e emocionais dele, buscando compreendê-lo e demonstrando interesse por ele. Mostre para o seu filho que você se preocupa com os outros também, expressando interesse por pessoas que passam por realidades e dificuldades diferentes das suas. 

 

 

Fale com o seu filho sobre o conceito de empatia 

Aponte situações em que houve empatia ou não no cotidiano, nos livros e até mesmo em um desenho animado. Reflita com o seu filho sobre a importância de se ter empatia e sobre os prejuízos da falta dela. 

 

 

Incentive o seu filho a praticar empatia e ser menos egocêntrico 

Mostre para a criança que ela não está sozinha no mundo e que as outras pessoas também têm necessidades. Para incentivar o seu filho a ter empatia você pode incluí-lo em alguma atividade comunitária que você participe. Faça-o refletir sobre os sentimentos das outras pessoas mais vulneráveis, como uma criança que tenha dificuldades de se enturmar. Você pode dar a ideia, por exemplo, de pedir para o seu filho que chame este coleguinha para a roda de brincadeiras. 

 

 

Converse com o seu filho sobre resolução de conflitos 

Reflita junto com o seu filho diferentes pontos de vista de pessoas envolvidas em conflitos presenciados por vocês. Exercitem se colocar no lugar delas até que ambas se sintam respeitadas e compreendidas.  

Ao exercitar a empatia desde cedo o seu filho estará mais propenso para, no futuro, agir com ética, ter bons relacionamentos com diferentes pessoas, impactando no sucesso profissional e até mesmo em saber ser amado e amar melhor. 

 

 

Assista: UMBRELLA | **Award- Winning** and Oscar® Qualified CGI Animated Short Film  Curta Metragem de Animação Premiado e Qualificado pelo Oscar  

 

 

Texto inspiração: Projeto Making Care Common da Universidade de Harvard 

 

Siga o Sundays no Instagram