Comportamento

Três dicas para curtir as férias com as crianças fora das telas

25/01/2022

Por Nádia Medici

 

Momentos de qualidade com os filhos são de extrema importância e precisam ser diários. O tempo está acelerado, mas é preciso avaliar como está a rotina em família.

 

É verdade que muitos precisam colocar seus filhos em creches e escolas ainda bebês para fluir a rotina da família. Com o período de recesso escolar, os pais que não possuem casa de avôs, parentes ou colônia de férias para dar suporte, pensam em atividades e alternativas para entreter seus filhos, ou utilizam as telas para cumprir o tempo que a criança estaria no ambiente educativo, afinal, qual criança que não ama um desenho ou filme animado?

Apesar do título, este texto não tem a pretensão de discutir se telas são úteis ou não, mas sim de expor atividades propostas por mães de crianças de 0 a 3 anos que priorizam momentos ”analógicos”, e podem se encaixar no seu dia a dia.

 

A hora do banho não é apenas uma obrigação!

O momento do banho pode ser muito mais divertido e ganhar sentido, deixando de ser apenas uma tarefa obrigatória. Inclusive, é importante usar esse momento para trabalhar com a criança as partes do corpo e nomeá-las, a fim de desenvolver a percepção de si mesmo e estimular o respeito.

À medida que for sendo feita a limpeza orientada da criança, converse com ela e ensine as partes do corpo sempre de maneira lúdica. Uma sugestão para isso é relacionar as partes  dos membros e órgãos humanos com diferentes animais. por exemplo: lavar o cabelo igual à juba do leão; “fazer” um pescoção, como o da girafa; “multiplicar” os braços, referenciando o polvo; brincar com o pezinho, cantando  a música o “sapo não lava o pé”; e assim por diante.

“Uma atividade que eu faço todos os dias com meu filho, que não envolve telas, é o banho. É um momento divertido. Nos conectamos, pois passamos a maior parte do dia longe um do outro”, sugere a mãe do Lorenzo, de 1 ano.

 

Pausa para a leitura

A regularidade proporciona um ambiente seguro para o desenvolvimento infantil, pautado em valores fiéis à rotina. Mas para não tornar os dias monótonos, a leitura pode sim ser uma atividade diária que desperta a criatividade e a imaginação. Durante a leitura, a família deve fazer a conexão entre o que está sendo lido e a realidade da criança, para que, de fato, se estabeleça um encontro com sentido, sendo ainda mais prazeroso.

“Criamos o hábito de ler livro antes de dormir com o Cae. Em alguns momentos, fora esse o citado, ele costuma pedir para lermos algum livro específico. Já vemos a sementinha plantada”, conta a mãe de Caetano, de 2 anos.

Assim como ele, todas as crianças podem e devem ser envolvidas e estimuladas à leitura. Para tanto, escolha livros apropriados para idade, leve a passeios de leitura, varie nos gêneros literários e crie a rotina de leitura em família!

 

Atenção! Tem criança na cozinha

Já a mãe de Nathan, de 2 anos, prefere se aventurar na culinária e preparar um bolo delicioso! A verdade é que até os adultos fazem da culinária uma terapia. A química dos alimentos e seus temperos torna a arte de fazer comida ainda mais especial.

Para as crianças, não é diferente. Imagina o quanto podemos envolver os pequenos numa simples receita de bolo. É o que a mãe de Nathan faz. À medida que vão cozinhando juntos, é possível trabalhar as cores, sabores, texturas e muito mais.

Além de ser uma atividade muito envolvente durante todo o desenvolvimento, que tal finalizar com um piquenique no parque ou até mesmo na sala de casa? Basta abrir uma toalha no chão, sentar e comer o bolo que fizeram juntos. Temos certeza que preparado terá um gostinho de “quero mais”!

 

Para além do blog

É claro que na internet encontramos uma infinidade de outras sugestões de atividades sem telas. Essa pesquisa é um ótimo recurso para ajudar as famílias a definirem programações diversas. Afinal, foi por meio da internet que você está interagindo com este conteúdo,pensado sempre de mãe para mãe.

 

Siga o Sundays no Instagram