Por Nádia Medici
Segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceira com o Itaú Cultural, um a cada três entrevistados afirmou que alguém o estimulou a gostar de ler.
Assim como outras atividades que exercemos no dia a dia, a leitura precisa ser introduzida na nossa rotina para se tornar um hábito. Quanto mais cedo iniciamos, melhor é a relação com a leitura.
Considerando todas as distrações que existem hoje, redes sociais, streamings, séries e filmes, a leitura se tornou uma atividade secundária, pois tudo parece tirar nossa atenção. Por isso, é importante o incentivo para introdução e priorização do hábito diário.
Ao pensarmos em nossa trajetória como leitores, certamente recordamos de um adulto que nos incentivava, nos presenteava com livros ou projetos variados da época da escola. Hoje, estamos no papel de incentivadores das nossas crianças.
Mas você deve estar se perguntando: por que é tão importante incentivar a leitura precocemente? Vale lembrar que a infância é a fase das descobertas. Estudos comprovam que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Por isso, qualquer estímulo é de extrema importância.
Sendo assim, devemos considerar a leitura como hábito necessário, pois, por meio da leitura, é possível que a criança vivencie um mundo de imaginação, de fantasia. De forma lúdica, contribui para que a criança produza novos sentidos a partir do que é lido e compreendido, desenvolvendo sua criticidade e criatividade.
Além disso, a leitura permite a reflexão e o debate, fatores que fortalecem a construção de valores culturais e sociais, contribuindo para o amadurecimento emocional das crianças para o enfrentamento das adversidades da vida. Ler favorece o conhecimento de mundo, amplia o vocabulário e repertório e auxilia as habilidades que contribuem para a rotina de estudos, como determinação, foco e atenção.
Considerando a responsabilidade de educar filhos e estimulá-los, proporcione acesso aos livros, levando-os a bibliotecas, livrarias, sebos, e promovendo momento de leitura em família. Tudo isso sempre associando o hábito de leitura ao prazer, não a uma obrigação ou exigência.
E deve ser um compromisso de toda a família. Dessa forma, a leitura se torna prioridade de todos naturalmente, de madeira leve e significativa.
Para te ajudar, abaixo deixamos indicações de leituras para dar aquele pontapé inicial no estabelecimento do hábito familiar. Mas queremos também saber qual livro que é o sucesso unânime aí sua casa. Conta para gente!
Elmer, o Elefante Xadrez – David Mckee
Charalina – Nelson Albissú
Bom dia todas as cores – Ruth Rocha
02/05/2023
20/07/2022