Educação & Escola

Dicas para curtir o recesso escolar

20/07/2022

Por Nádia Medici

Em julho acontece uma pausa necessária que abrange todas as escolas do território brasileiro, marcando o final do primeiro semestre e o início do segundo.

O recesso escolar chegou! Momento importante para todas as escolas, quando os profissionais da educação se reúnem e planejam o segundo semestre. Após o primeiro semestre de aula, é possível discutir sobre as potencialidades e fragilidades encontradas até o momento e ressignificar as práticas por meio de reuniões entre as equipes e formações fornecidas pela escola para todo corpo docente.

Nesse período, muitas famílias buscam alternativas para curtir com os filhos e, até mesmo, aproveitam para viajar. Com o intuito de ajudar ao máximo nossos leitores, reunimos dicas para quem quer curtir atrações na cidade, quer viajar e aqueles que querem economizar, mas sem deixar de proporcionar momentos importantes para a criançada.

Antes das dicas, é importante ressaltar que no tempo de recesso não se deve pausar as regras e os combinados de casa, mas sim, aproveitar a flexibilidade de horários e o fato de não ter compromisso com atividades escolares, para acrescentar atividades que unam a família e proporcionam momentos que ficarão marcados. Por isso, as obrigações como arrumação da cama, do quarto e o tempo com telas, por exemplo, não devem ser negociados, mas supervisionados e cobrados.

 

Para quem quer curtir a região em que mora

Nessa época é normal receber diferentes atrações para o público infantil. Os espetáculos circenses ganham espaços e peças teatrais ficam recorrentes, principalmente nas capitais. Mas além disso, são dias oportunos para um passeio de bicicleta, piquenique ao ar livre e pequenas trilhas para o contato com a natureza.

Na Grande Vitória, Espírito Santo, passeios como subir o Morro do Moreno, visitar o Parque da fonte Grande ou ir ao Parque Moscoso, podem trazer momentos de lazer pouco habituais e de fácil acesso para quem mora por aqui.

 

Aproveite a casa com os filhos

Com a rotina flexível a casa ficará ainda mais aconchegante. Com as crianças, organize uma sessão de cinema com bastante pipoca, construa uma cantinho da leitura e incentive a leitura diária com todos presentes, tire um dia para as crianças cozinharem e se sentirem pertencentes na rotina, não abra mão dos horários de refeição em família e, por fim, chame alguns amigos para sua casa e promova uma noite do pijama, tenho certeza que será bem divertido.

 

De malas prontas

Para as famílias que desejam sair da rotina, alguns lugares são ideais para viajar com as crianças. Reunimos alguns destinos nacionais, confira!

– Beach Park, localizado no litoral do Nordeste do Brasil, seu parque aquático é considerado o maior da América Latina;

– Foz do Iguaçu, localizado no Paraná, onde é possível conhecer as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves;

– Região dos Lagos, Rio de Janeiro, possuem as principais praias nas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Para quem ama os mares, a região tem vários passeios de escuna para todas as idades;

– Beto Carrero World, o maior parque de diversão temático da América Latina, localizado em Santa Catarina.

Desejamos que os dias de recesso sejam marcados por histórias em famílias, risos e aprendizados. Que seja um momento de construção de memórias afetivas e fortalecimento emocional a fim de contribuir para o retorno das aulas, logo mais. Não esqueça de nos contar como foi o período de descanso por aí!

Siga o Sundays no Instagram