Desenvolvimento Infantil

Quando meu filho aprenderá a ler e escrever?

02/05/2023

Por Nádia Medici

 

Essa é uma das grandes dúvidas, angústias e ansiedades dos pais quanto à aprendizagem dos seus pequenos. Mas, calma. Tudo tem seu tempo certo! 

 

A primeira infância é marcada por inúmeras descobertas, pois, mesmo pequenos, são capazes de nos surpreender com tamanha destreza em observar o mundo que os rodeiam e delicadeza em cada interpretação que concluem. Nessa etapa da vida, a mediação de um adulto é essencial para ensiná-los aquilo que já está constituído pelo homem e sua história. A alfabetização acontece durante nesse momento. A leitura e a escrita são instrumentos sociais que devem ser ensinados para todas as crianças, possibilitando-as que se coloquem de forma crítica e consistente no meio em que vivem.

Ao nascerem, as crianças são inseridas num mundo de linguagem, comunicação verbal, não verbal e a cada etapa avançam na construção do conhecimento da leitura e da escrita. Na fase escolar, o conhecimento toma forma com as práticas pedagógicas desenvolvidas a partir do que a criança traz de conhecimentos prévios vividos em seus ambientes sociais.

 

Um passo de cada vez

Importante que os pais compreendam que cada criança tem o seu tempo. Muitas vezes somos ansiosos para ver os resultados, ver os pequenos lendo e se interessando pela escrita, mas ao longo de todo ciclo da Educação Infantil a alfabetização acontece de maneira lúdica e gradual, envolvendo os alunos em atividades de compreensão da leitura e da escrita a todo momento. Atividades como bingo de letras, contação de história, recorte de letras, trabalho com o seu próprio nome, cantarolar músicas e brincar com os sons das letras e dos fonemas fazem parte desse processo.

Quando percebermos, a criança já é capaz de reconhecer as letras do nosso alfabeto e já entende que elas são o instrumento para escrita, para nos comunicar. A partir de então, essa criança está apta a escrever, fazer registros e ser mediada para aprender e compreender os sons corretos daquilo que deseja registrar.

 

O papel da família

Em casa, os responsáveis podem contribuir grandemente com o trabalho desenvolvido pela escola. Sugerimos que brinquem com as crianças com jogos de identificação de letras, observem juntos as placas do caminho de casa para escola, separem momentos para leitura em família e, no tempo da sua criança, ela estará pronta para alcançar voos maiores e melhores.

Siga o Sundays no Instagram