Por Nádia Medici
Falamos muito sobre o desenvolvimento intelectual e a forma como as crianças adquirem o conhecimento, mas devemos nos atentar para o desenvolvimento motor, que deve ser estimulado em paralelo, pois auxilia diretamente o amadurecimento cognitivo da criança.
Psicomotricidade é a ciência que abrange o desenvolvimento motor do ser humano, está relacionada à consciência corporal e ao aprendizado de como utilizar as partes do corpo, se comportar, se movimentar, conforme a faixa etária. Quando desenvolvemos atividades psicomotoras e oportunizamos momentos de atividade física, possibilitamos o amadurecimento do sistema nervoso e a integração das funções motoras e psíquicas da criança.
Isso acontece, pois, para exercer qualquer movimento com o nosso corpo, precisamos ativar a capacidade neurológica. Sendo assim, ainda na primeira infância, as crianças devem ser estimuladas por meio de atividades motoras, que vão permitir a compreensão do seu corpo e, também, o desenvolvimento das capacidades neurais e sociais, ampliando o modo como se relacionam com o mundo externo.
Sabemos que criança em casa é sinônimo de muita alegria e energia, mas, em alguns momentos, fica difícil equilibrar as atividades do dia a dia com a necessidade de viver, experimentar, correr, pular e exercitar seu senso de prioridade. O principal desafio, então, é encontrar atividades que as envolvam de maneira saudável. Por que não aproveitar esse momento para desenvolver a psicomotricidade em casa? Para isso, separamos algumas atividades que podem te ajudar.
Essa proposta é simples, mas precisa ser supervisionada. O objetivo é a criança conseguir se arrastar como um jacaré, intercalando braço e perna, sem tirar a barriga do chão. Para tornar o momento ainda mais legal, crie caminhos com as cadeiras da mesa de jantar, por onde terão que passar, numa espécie de “túnel”.
Com poucos materiais conseguimos promover uma atividade importante para o desenvolvimento da psicomotricidade fina. Esses são movimentos que necessitam de uma maior concentração e coordenação.
Com alguns pregadores de roupa e um recipiente de cozinha, oriente a criança a fixar os pregadores na borda do material, utilizando a força do seu indicador e polegar. Perceba o grau de dificuldade e, se necessário, permita a criança utilizar a outra mão para ajudar. A medida que ela conseguir evoluir no movimento, peça que use apenas os dois dedos para executar a tarefa.
Ainda com o objetivo de desenvolver a psicomotricidade fina e ampla das crianças, propiciando maior equilíbrio nos movimentos, a construção de pequenos circuitos é uma excelente ideia.
Para enriquecer a atividade, pense em obstáculos com os objetos de casa. Utilize cabo de vassoura para que a criança passe por ele pulando com as duas pernas, baldes para entrar e sair (uma perna por vez) e, inclua a atividade “imitando jacaré” no percurso. Com certeza será uma atividade divertida e seu filho irá repeti-la várias vezes.
Esteja Atento durante todas as atividades e aproveite as oportunidades para dialogarem sobre outros aprendizados, associar cores, reconher formas geométricas, estimular a percepção visual das crianças, entre outras habilidades. Criança estimulada tende a desenvolver capacidades e habilidades distintas, além de se tornarem pessoas mais seguras e criativas no meio em quke vivem
02/05/2023
29/04/2022
05/04/2022