Saúde & Cuidados

Cuidados essenciais para os recém-nascidos no inverno

24/06/2022

Por Nádia Medici

 

O inverno chegou, prometendo temperaturas abaixo da média, comparado aos anos anteriores.

O inverno é caracterizado pela estação mais fria do ano e, em 2022, massas de vento polar estão previstas em grande parte do território brasileiro. Por isso, devemos rever cuidados importantes com os nossos recém-nascidos.

Além das baixas temperaturas, é natural que o clima, no inverno, fique mais seco, tenha escassez de chuva e, com isso, baixe a umidade no ar. Esse fato provoca um aumento das doenças respiratórias, afetando os bebês em sua grande maioria. Outra preocupação que devemos ter em função do clima seco, é a hidratação da pele do bebê, uma vez que apresenta uma sensibilidade muito maior do que a pele do adulto, precisando ser constantemente hidratada, estando ainda sempre contato com o tecido de algodão.

Outra característica do inverno é ter dias mais curtos e noites mais longas, e as noites tendem a ter temperatura mais baixas, por causa da ausência de raios solares. Por esse motivo, evite sair com o bebê antes das 10h e depois das 17h.

Até o momento, citamos cuidados que devemos ter, considerando as características do inverno, mas devemos reavaliar nossas atividades em sua totalidade. Por isso, separamos algumas orientações para cuidados diários.

 

Bebê limpinho

Na hora do banho, antes de tirar a roupinha do bebê, certifique-se que o ambiente esteja com uma temperatura confortável, feche portas e janelas e evite a circulação do vento no espaço.

A água deve estar na temperatura correta, entre 35 e 36 graus, sugerimos que teste a temperatura com as mãos, antes de colocar o bebê na banheira, e evite banhos longos e noturnos. Se achar pertinente, divida o banho em duas partes: primeiro, lave o corpinho e enrole o bebê com uma toalha. Depois, lave a cabeça e cubra com outra toalha imediatamente, ao finalizar.

 

Como vestir?

A dica é vestir o bebê com roupas confortáveis e em camadas, priorizando tecidos de algodão na camada em contato com a pele. As extremidades precisam ser protegidas, por isso, utilize gorros, luvas e meias. Caso opte por não usar luvas em seu bebê, esteja atento à temperatura das mãozinhas, pois é pelas extremidades que conseguimos monitorar o quão confortável está, evitando que seus pés e mãos fiquem gelados.

 

Hora do soninho

A temperatura adequada, entre 22 e 23 graus, permite uma noite de sono mais tranquila. Se na sua região é necessário uso de aquecedor para alcançar essa temperatura, não esqueça de verificar se o aquecedor tem a funcionalidade de umidificador, também, permitindo um conforto maior para o seu filho. Cuidado com o uso de tocas e excesso de cobertas, pois os bebês ainda não possuem coordenação motora suficiente para evitar que se enrolem nos tecidos.

Apesar de todos os cuidados necessários no inverno, não deixe de aproveitar o friozinho debaixo da coberta em família. Logo o inverno passará e outros cuidados serão necessários. Curta cada momento e conte com a gente para mais dicas como essas!

Siga o Sundays no Instagram