Por Josana Caversan
Ser pai e mãe não é fácil! Além de todas as preocupações e tarefas a fazer, os pais, muitas vezes, ainda têm que ouvir falas relacionadas ao comportamento do filho, que costumam chateá-los, como: “Ele estava comportado até agora, sem chorar e sem fazer birras. Foi só você chegar que ele ficou assim”. Saiba que este tipo de comentário, direcionado principalmente às mães, é muito comum, mas o motivo desse comportamento da criança pode nem ser tão ruim o quanto parece.
Antes de você entender porque essa transformação do seu filho acontece não leve a mal a pessoa que teve esse tipo de fala com você. É muito provável que ela queira te tranquilizar para que você saiba que seu filho ficou bem durante a sua ausência. Afinal, é o que você espera que aconteça. Não é mesmo?
Certamente, ao ouvir que o seu filho permaneceu comportado e foi só você chegar que ele mudou você se sentiu culpada, acusada de mimá-lo demais e permissiva além da conta. Todavia, é importante ressaltar que as crianças podem realmente apresentar estas alterações com mais frequência na frente dos pais, por que veem neles figuras de segurança, com quem provavelmente podem contar e desabafar os medos, as angústias e as frustrações. Você, mãe, representa para o seu filho proteção e condição de sobrevivência e por isso ele fará tudo o que for possível para chamar a sua atenção, incluindo o mau comportamento.
É claro que saber o porquê dessa reação da criança não deve te fazer permitir que ela cometa todo e qualquer tipo de birra e mau comportamento ao te avistar. Mas, é fundamental tentar compreender este processo pelo qual ela pode passar. Evite dar excesso de atenção ao comportamento inadequado, exceto em situações de perigo, e foque em conversar com o seu filho depois que os ânimos se acalmarem.
A verdade é que a maternidade é um eterno paradoxo de sentimentos. Tem coisa mais chata do que perceber que o seu filho faz mais bagunça quando está perto de você? Mas também, tem algo mais satisfatório do que saber que você é o porto seguro dele? Se você que é adulta, às vezes fica confusa com os seus sentimentos, imagina um ser tão pequeno que ainda nem tem consciência das próprias emoções.
Agora que você já sabe o motivo do seu filho se comportar diferente na sua presença, quando você chegar em casa, depois de um dia cansativo de trabalho e for recebida com choro, birra e agitação, respire fundo, acolha a sua criança, sinta-se muito amada e repita o mantra da maternidade: “Isso vai passar!”