Comportamento

Como garantir uma noite de sono tranquila?

17/03/2022

Por Nádia Medici

 

“Dormir como um bebê” é uma expressão usual quando queremos dizer que tivemos um sono maravilhoso, mas será que nossas crianças estão conseguindo ter noites proveitosas?

 

Entender a importância de uma noite de sono tranquila para o desenvolvimento da criança é fácil, basta nos colocarmos no lugar dela. Quando nós, mesmo na vida adulta, dormimos mal, o que acontece no dia seguinte? Acordamos irritados, temos uma perda significativa de produtividade, o dia fica “pesado” e tudo que queremos é que chegue logo a noite, para enfim dormirmos, não é verdade?!

Se esse sentimento ocorre em nós, adultos, com condições de administrar nossas emoções e responsabilidades, imagina para os pequenos! Com isso, uma forma de ajudá-los é criar um ritual para a hora de dormir.

 

Ritual do Sono

Defina o horário ideal para que a criança esteja na cama, conforme a rotina da família. Com o horário definido, inicie, minutos antes, a higiene pessoal e instrua sobre o autocuidado. Isso ajuda as crianças relaxarem e entenderem que não é momento para jogos, correrias e outras atividades que gostam. É importante incluir no ritual a organização da cama, leitura em família e momento da gratidão pelo dia que passou.

É claro que existem crianças que “lutam contra o sono”, não gostam quando o momento de dormir se aproxima e não colaboram com o ritual. Se essa é a realidade da sua casa, sugerimos que estabeleça também o horário de acordar.

Por mais que a criança não goste de “ir dormir”, evitar que ela acorde muito tarde ou durma em horários errados durante o dia, ajudará a colocar o ritual em prática. Não se esqueça de manter o diálogo com a criança, alertando-a que o horário de dormir se aproxima, e use o Quadro de Rotinas. No texto “Passo a passo para você montar um quadro de rotinas nas férias”, encontra dicas valiosas para ajudar nessa construção.

Preencha o dia da criança com atividades para que ela possa gastar energia, se relacionar com o ambiente em que vive e, sempre que possível, com a natureza. É bom considerarmos as atividades que desenvolverá no período que estiver na creche ou escola, pois certamente chegará cansada em casa. Isso deve ser avaliado ao construir o ritual do sono.

O uso de telas próximo ao horário que a criança  deve deitar não é recomendado. Por esse motivo, converse com o seu filho e explique que é preciso se desconectar para dormir, garantindo uma melhor qualidade de sono.

Durante o processo, tenha constância e seja persistente. Colocando em prática todas as atividades do ritual diariamente, o corpo acostumará e isso contribuirá com o sucesso do processo. Não negocie a noite de sono do seu filho! Conte pra gente quais foram os desafios e como encontrou a melhor solução.

Siga o Sundays no Instagram