Por Nádia Medici
A necessária pausa de verão é muito importante para o desenvolvimento das crianças e podemos potencializá-la por meio das atividades rotineiras.
As férias são muito desejadas, principalmente, por proporcionarem uma rotina mais tranquila. Porém, se não houver controle e organização nas atividades, o momento deixa de ser flexível e passa a ser uma verdadeira “bagunça”.
Aí você pode estar se perguntando: pra quê evitar a “bagunça”, se estamos de férias? É claro que podemos relevar situações nas quais a rotina precisa, de fato, ser quebrada para curtir uma viagem diferente ou um evento esporádico. Mas temos de estar cientes que um ambiente que respeita a rotina permite um melhor desenvolvimento das crianças.
Relação entre a rotina e o desenvolvimento
É fácil observar que a criança inserida em uma rotina é mais calma, mais colaborativa, mais interessada ao novo, capaz de ponderar e planejar suas ações futuras, e possui melhores estratégias para lidar com os momentos adversos.
Para as crianças se situarem no tempo e no espaço de maneira disciplinada e saudável, é preciso ensiná-las desde pequenas.
Podemos analisar o resultado disso por meio do exemplo da pandemia, momento no qual muitas delastiveram dificuldade em se adaptar com o modelo de estudo “on-line”, pois não tinham “agenda” preestabelecida. Porém, as que já utilizavam de rotinas conseguiram planejar e se adaptar de forma mais ativa, fazendo com que os impactos positivos nos comportamentos da criança fossem percebidos.
Quadro de rotina
Não há fórmula certa para o desenvolvimento da rotina que mais se adéqua para o seu filho, afinal, as atividades familiares, os valores e as prioridades são os fatores que determinam a organização de cada um. De todo modo, o uso do quadro de rotina cabe em todas as situações.
Esse instrumento deve ser pensado de forma lúdica e colorida, de preferência com ilustrações. O melhor de usar o quadro de rotina é elaborá-lo junto com as crianças. Dessa forma, todos têm a tarefa de escolher as ilustrações de cada atividade, que são desenvolvidas ao longo de um dia: acordar, tomar banho, almoçar, brincar, ler, estudar, dentre outras.
Em uma folha de cartolina, ou outro material, escreva os três períodos do dia (manhã, tarde e noite) e explique para sua criança que nesses espaços serão adicionadas as ilustrações que selecionaram, respeitando a ordem dos acontecimentos, desde o despertar até a hora de dormir.
Férias e o quadro de rotina
Como mencionamos, o período de férias viabiliza uma rotina mais flexível. Por isso, é importante colocar próximo ao quadro de rotina um calendário do mês de janeiro para que a criança circule os dias, conforme forem passando, tendo a ciência de que, no término daquele mês, a rotina mudará, incluindo as atividades escolares e algumas obrigações diferentes.
Além de todo benefício descrito, trabalhando o quadro de rotinas nas férias, com o calendário ao lado, permitimos que a criança tenha previsibilidade nos próximos acontecimentos, pois ela passa a ter conhecimento prévio sobre o que vai acontecer de maneira sequenciada.
Por fim, vale ressaltar que, com o quadro de rotina, desenvolvemos, principalmente, o senso de responsabilidade, mas é possível trabalharmos em paralelo com o reconhecimento das cores, números, meses, distinção dos períodos dos dias e muito mais. Tente na sua casa e conte para nós como foi a experiência.